aplicação

Carta de Compromisso

 

REDE LOCAL PARA O EMPREGO E INCLUSÃO

 

Os projetos CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos e Viseu Positivo, desenvolvidos pelas Obras Sociais Viseu, no âmbito da Atividade 6, enquadrada no Eixo 1 dos respetivos Planos de Ação, vem propor a formalização da “Rede Local para o Emprego e Inclusão”.

 

Pretende-se que esta “Rede Local para o Emprego e Inclusão” se assuma como uma rede local promotora da participação das organizações do concelho de Viseu na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social e, neste sentido, se assuma igualmente como uma rede promotora da igualdade social, do reconhecimento, respeito e valorização das diferenças entre os cidadãos, sensibilizando e mobilizando a comunidade em geral e as organizações em particular para o combate às desigualdades sociais e à exclusão social.

 

Assim, é objeto desta Rede a promoção da inclusão por via da inserção profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social, seja ela decorrente de insuficiência económica duradoura ou conjuntural, de discriminação de género, orientação sexual, etnia, idade, estado de saúde e deficiência, entre outras.

 

Entendendo que a sociedade não é um campo de jogo nivelado, sendo para uns mais nivelado do que para outros, entende-se também que as diferenças interindividuais e intergrupais são também a maior riqueza das sociedades humanas e um fator fundamental no seu crescimento e evolução.

 

A promoção da diversidade e do respeito pela diversidade, bem como a promoção da inclusão social nas organizações deve entender-se, portanto, não só como uma oportunidade para o crescimento e para a inovação, mas também como um princípio basilar da sua responsabilidade social e requisito para um desenvolvimento sustentado e integrado.

 

Desta forma, os projetos CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos e Viseu Positivo, assumindo para si a responsabilidade da organização e desenvolvimento de ações concretas no sentido da promoção da inclusão laboral, convidam os seus parceiros, enquanto agentes e recursos localmente disponíveis, para a assinatura do seguinte acordo de parceria, que assumirá a forma de uma carta de compromisso:

 

• A promoção da inclusão profissional e social e o combate às desigualdades sociais são assumidos como fatores mobilizadores dos signatários, seja no âmbito daquela que é já a sua prática e/ou missão, seja no âmbito da sua responsabilidade social.

 

• O combate às desigualdades sociais e a promoção do respeito pela diferença e da valorização dos talentos e das diferenças individuais é um imperativo ético e, simultaneamente, um fator de crescimento e desenvolvimento sustentado e integrado.

 

• A “Rede Local para o Emprego e Inclusão” assume-se como a formalização do compromisso dos signatários na associação e cooperação no desenvolvimento de ações de informação, sensibilização e/ou promoção da inclusão profissional dos cidadãos em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.

 

• Qualquer dos signatários poderá promover ou continuar a promover ações com enquadramento no objeto desta Rede. Contudo, a “Rede Local para o Emprego e Inclusão”, coordenada e articulada pelos projetos CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos e Viseu Positivo e, concomitantemente, pelas Obras Sociais Viseu, assume-se como canal privilegiado de comunicação entre parceiros no desenvolvimento de atividades articuladas, bem como assume a responsabilidade na elaboração de um plano de ação comum, a propor e articular com os seus signatários, tendo em vista a prossecução dos objetivos e dos princípios ora propostos.

Entidades Signatárias

Formulário de Contacto

    Caso pretenda ser signatário ou obter mais informação sobre a Rede Local para o Emprego e Inclusão, por favor preencha o seguinte formulário