Trabalhadores 50+

Trabalhadores 50+

Enquadrada no âmbito do evento de promoção da empregabilidade Viseu Market, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Viseu entre 28 e 30 de junho, teve lugar uma sessão subordinada à temática dos Trabalhadores 50+.

Esta temática assume particular relevância no âmbito das preocupações às quais os CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos e Viseu Positivo procuram dar resposta através dos seus planos de ação.

Esta sessão contou com a participação de José Carreira (Obras Sociais Viseu | Associação STOPIDADISMO | Revista Envelhecer), Morris Litvak (Maturi) e Sílvia Triboni (Associação STOPIDADISMO | Across Seven Seas) e procurou, em primeiro lugar, trazer à discussão a problemática da empregabilidade dos trabalhadores que, após os 50 anos, ficam em situação de desemprego e veem dificultado o seu reingresso no mercado de trabalho. Por outro lado, esta sessão teve como objetivo dar a conhecer a este público o foco dos projetos CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos e Viseu Positivo num processo de apoio e acompanhamento especificamente orientado para desempregados com 50 ou mais anos de idade.

A desvalorização dos trabalhadores 50+ não é apenas um problema pessoal, familiar, social e profissional destas pessoas. É um erro na política e na gestão dos recursos humanos das organizações, muitas vezes cometido de forma consciente, mas sem consciência do erro e do prejuízo para as organizações, e muitas vezes cometido de forma automática, com escolhas e decisões condicionadas por ideias pré-concebidas e com pouco contacto, efetivo, com a realidade.

Um dos propósitos, dos projetos CLDS 4G de Viseu, no âmbito das atividades do Eixo 1, é o acompanhamento aos desempregados com 50 ou mais anos, não esquecendo, contudo, a importância de sensibilizar as Organizações para a necessidade de uma mudança de paradigma, valorizando a diversidade, em todas as suas vertentes, combatendo o idadismo.

A todos os que participaram nesta sessão e a todos os que a dinamizaram, o nosso Bem Haja!