UNIDADE DE QUALIDADE DE VIDA PARA PESSOAS COM DEMÊNCIA: DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

UNIDADE DE QUALIDADE DE VIDA PARA PESSOAS COM DEMÊNCIA: DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

Duração: 24 horas
Datas: Disponível – Inicio Imediato

Destinatários: Técnicos/profissionais da área geriátrica, cuidadores e outros interessados na temática.

Enquadramento do Curso:
Segundo um estudo realizado pela União das Misericórdias Portuguesas através do Projeto VIDAS (2016), 9 em cada 10 pessoas idosas em ERPI apresentam declínio cognitivo, verificando-se que 78% vem a desenvolver demência a curto/médio prazo. Tendo como pano de fundo esta realidade, não há dúvidas quanto á crescente necessidade e procura por serviços e valências institucionais que estejam efetivamente adaptadas para Pessoas com Demência.
A presente formação vai ao encontro desta necessidade, e pretende ser uma ferramenta de sensibilização, assente no projeto de inovação social em desenvolvimento, com conhecimentos e modelos chaves para a implementação de Unidades de Qualidade de Vida para Pessoas com Demência, em centro de dia já existentes.

Objetivo geral: Reforçar as competências da equipa para a implementação de uma Unidade de Qualidade de Vida para Pessoas com Alzheimer e outras demências.

Objetivos Específicos:
No final da formação os/as formandos/as serão capazes de:
• Conhecer e compreender o conceito de Qualidade de Vida, aplicado a Pessoas com Demência;
• Implementar estratégias que favoreçam o bem-estar e a qualidade de vida da Pessoa com Demência;
• Conhecer a importância e as mais-valias associadas à implementação das Unidades de Qualidade de Vida;
• Reconhecer a importância do fator humano associado às unidades de qualidades de vida;
• Entender o conceito e a metodologia de trabalho da Unidade de Qualidade de Vida para Pessoas com Demência em fase inicial e moderada;
• Conhecer a Planificação do funcionamento da Unidade de Qualidade de Vida, e os modelos de boas práticas a ele associados, como forma de posterior implementação;
• Adotar uma postura no cuidar que seja mais humanizada e dirigida para as necessidades específicas da pessoa com demência;
• Apoiar e cuidar da pessoa com demência indo ao encontro do seu plano individual de qualidade de vida, reduzindo o seu grau de dependência nas atividades de vida diárias;
• Prestar cuidados com base na Abordagem da Atenção Centrada na Pessoa com Demência.
Conteúdos Programáticos:

Módulo 1 – Introdução à Unidade de Qualidade de Vida
• Demência
• Alterações na demência
• A pessoa ou a demência?
• Qualidade de vida
• Qualidade de vida nas pessoas com demência

Módulo 2 – Unidade de Qualidade de Vida (UQV)
• Unidade de qualidade vida: vantagens
• Unidade de qualidade de vida: objetivos
• Modelo da Atenção Centrada na Pessoa (ACP)
• Atenção centrada na pessoa com demência
• O fator humano em ACP

Módulo 3 – Planificação do Funcionamento da UQV
• Implementação / funcionamento dos serviços (Base ACP)
• Planificação dos serviços e da intervenção (Base ACP)

Módulo 4 – Implementação da UQV
• Formação dos Recursos Humanos
• Conceitos e metodologias de trabalho em ACP
• Ambiente físico e social adaptado

Formadora: Sandrina Néri
Psicóloga Especialista na área de Avaliação e Intervenção Neuropsicológicas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro da Associação Nacional de Neuropsicologia.
Especialização Pós-Universitária em Controlo da Dor Clínica e Psicológica.
Prática Clínica e especialização junto da população adulta e pessoas idosas.
Integra o Projeto Centro de Apoio Alzheimer Viseu desde 2014, como Psicóloga, Neuropsicóloga Clínica e formadora. Principais atividades desenvolvidas acompanhamento psicossocial e psicoeducativo, apoio psicológico a cuidadores formais e informais de Pessoas com Demência; grupos de ajuda mútua para cuidadores; estimulação cognitiva e multissensorial em Pessoas com Demência, avaliações neuropsicológicas, rastreios cognitivos, ações de informação e sensibilização, formação especializada na área das demências, colaboração em parcerias e projetos, entre outras atividades.
Co-autora do livro: Grupos de Ajuda Mútua: Estratégias para uma Intervenção Psicossocial (2020). Com vários artigos de opinião publicados na Revista Envelhecer.

Forma de Organização
Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso. O Curso desenvolve-se ao longo de 4 semanas, estando organizado em Módulos, sequenciais. Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 24 Horas.

Metodologias de formação
Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono, na Plataforma Informática Moodle das Obras Sociais de Viseu, Lda., através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao formando/a ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.
O Curso apoiar-se-á nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras)
Em cada Módulo será criado um Fórum de Discussão moderado pelo/a Formador/a e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o/a Formador/a lançará desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados pelo/a Formador/a, informação recolhida pelos próprios Formandos/as (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.
No final de cada Módulo e no final do Curso, o/a Formador/a disponibiliza aos Formandos/as E-atividades (E-atividades Formativas e E-atividade Final, respetivamente) que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle.
A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem.
O acompanhamento a prestar pelo/a Formador/a é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle.

Critérios e Metodologias de avaliação
O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-actividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.

Certificação
O/a formando/a terá acesso a um Certificado de Formação emitido no SIGO.

Inscrições Valor
75€ para público em geral
63,75€ para Associados das Obras Sociais Viseu, amigos Centro Apoio Alzheimer Viseu (CAAV) e antigos formandos/as
* Para inscrições de 2 formandos em simultâneo, desconto de 15% sobre o valor final de cada inscrição.